quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Cidade de Nova Iguaçu

Obras
- São mais de 140 frentes de obras espalhadas por toda a cidade, que estão transformando a vida da população. Ao todo são 1.435 ruas beneficiadas com um total de 420 km de obras – o equivalente a uma viagem entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

- Nova Iguaçu foi a terceira cidade do Brasil que mais recursos recebeu do governo federal. Ficou atrás somente do Rio e de São Paulo. Ao todo são R$ 451 milhões – a maior parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, - que já estão sendo aplicados no saneamento, na instalação de redes de água e esgoto e urbanização de quase todos os bairros da periferia. É a primeira cidade da Baixada Fluminense ode as obras já estão em fase final de conclusão.

- Os bairros ao longo da Estrada de Madureira estão recebendo o maior volume de recursos, com obras em bairros como Nova Era I, Nova Era II, Danon, Cabuçu, Laranjeiras, Alvorada, Mangueira, Jardim Pernambuco, Redilvânia, Prados Verdes, Prados Verdes, Jardim Guandu, Valverde, Ouro Verde e Futurista, entre outros. No bairro Comendador Soares a prefeitura construirá um Mergulhão que passará sob a via férrea, ligando os dois lados do bairro. Com a iniciativa, os motoristas não precisarão mais andar vários quilômetros para passar para o outro lado do bairro.

- Mas, as obras estão espalhadas por toda a cidade. Com os recursos do PAC serão feitos 88 km de redes de água, 585 km de redes de esgoto, 129 km de drenagem, 166 km de pavimentação, dez elevatórias de esgoto e 13 estações de tratamento de esgoto.

- As vias de acesso ao Centro também estão sendo beneficiadas, algumas com o trabalho concluído e outras em fase bastante adiantada. É caso da Rua Dr. Barros Júnior (concluída) e da Rua Bernardino de Melo e Via Light (em fase final). Estão em andamento as obras nas ruas Roberto Silveira, Plínio Casado, Estrada do Iguaçu, Estrada da Posse e Clara de Araújo. A previsão é de que tudo esteja pronto até julho, se o tempo ajudar.

- Dez praças foram construídas ou reformadas e outras 49 estão em obras ou aguardam licitação em diversos bairros da cidade.

- Outra grande obra em andamento na cidade é a duplicação do viaduto da Posse e ampliação da Estrada da Posse, estratégica porque vai ligar ao Arco Rodoviário, que seguirá até o Porto de Itaguaí. Esta obra está dividida em sete fases e a primeira, no alto da Posse, está em finalização. Estão em obras também o viaduto do Posto 13, que está sendo revitalizado e será transformado em pórtico da cidade, e o viaduto do Cisa (Dr. Barros Jr.), que vai ganhar mais uma pista de rolamento.

- A Via Light será ampliada até o bairro Jardim Pernambuco, na Estrada de Madureira. Serão mais quatro quilômetros em direção ao município de Queimados. As obras já estão em fase de conclusão. A principal via da cidade também ganhou moderna sinalização e rampas de acessibilidade para deficientes.

- Aliás, estas rampas estão sendo construídas também nas principais vias da periferia, como a Estrada do Iguaçu, que vai do centro até o bairro Vila de Cava, e Rua Luiz de Lemos, que vai da Posse até Miguel Couto. As rampas estão localizadas principalmente nas esquinas, com cerca de quatro metros, para facilitar o acesso de portadores de deficiências e idosos.

- As intervenções públicas estão atraindo novos empreendimentos no setor privado. A cidade está recebendo R$ 2 bilhões em novos empreendimentos. São construtoras querendo implantar condomínios de classe média, como os que existem na Barra da Tijuca, e empresários em busca de maior visibilidade e facilidade de acesso para o Rio, São Paulo e outras cidades da Baixada Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário